sexta-feira, 19 de junho de 2009

Veterano britânico da Primeira Guerra vira homem mais velho do mundo

Informação foi confiramada pelo Livro Guinness de Recordes.
Ele 'herdou' o posto após a morte do japonês Tomoji Tanabe aos 113 anos.

O veterano britânico da Primeira Guerra Mundial Henry Allingham é o novo homem mais velho do mundo aos 113 anos, após a morte do antigo dono do posto, o japonês Tomoji Tanabe, informou o Guinness World Records nesta sexta-feira (19).

"Henry Allingham é agora oficialmente o homem mais velho do mundo", informou uma porta-voz da organização reconhecida como a maior autoridade dos recordes mundiais.

Tanabe, que comia principalmente vegetais e acreditava que a chave para sua longevidade era não beber álcool, morreu nesta sexta-feira aos 113 anos e foi o recordista entre os homens que mais viveram desde janeiro de 2007.

Allingham nasceu em Londres no dia 6 de junho de 1896, e ganhou o título de britânico mais velho em 19 de janeiro de 2007, com 110 anos e 227 dias, informou o Guinness em um comunicado.

"Nós estamos contentes em ver que um homem inglês ganhou o recorde -- a última vez que alguém da Inglaterra levou o título foi Frederick Butterfield, que morreu em 9 de março de 1974, com 110 anos", disse Craig Glenday, redator-chefe do Guinness World Records.


Allingham é um dos apenas dois veteranos britânicos sobreviventes da Primeira Guerra Mundial, e o último sobrevivente entre os fundadores da Força Aérea Real, de acordo com a mídia britânica.

Seu amigo e acompanhante, Dennis Goodwin, disse: "É surpreendente. Ele é filosófico. Ele venceu sem dificuldade, como ele faz com tudo."

A vida de Allingham passou por seis reis, começando com a Rainha Vitória. Ele tem cinco netos, 12 bisnetos, 14 tataranetos e 1 tatara-tataraneto.

O Guinness informou que a pessoa mais velha do mundo é a norte-americana Gertrude Baines, de 115 anos, que nasceu no dia 6 de abril de 1894.

G1 andou carro elétrico indiano Reva iVeículo tem duas unidades à venda no Brasil por R$ 70 mil. Autonomia do modelo é de 80 km, segundo a fabricante.



Carros elétricos circulando pelas ruas do país parece uma cena distante. Na verdade, parecia. Eles começam a chegar por aqui e, no mínimo, prometem chamar muita atenção do mercado. É o exemplo do Reva i, modelo trazido por importadores independentes, que está à venda no Brasil por R$ 70 mil.

Fabricado na Índia desde

2004, o carrinho, tido como popular, é vendido no mercado indiano por US$ 10 mil, equivalente a R$ 19 mil. Na Europa, onde ele é bastante comum, principalmente em Londres, o valor fica em torno de 9 mil libras (quase R$ 29 mil ). O preço elevado no Brasil é explicado pelas taxas de importação.

Na faixa dos R$ 70 mil é possível adquirir, no mercado nacional, sedãs médios, como Honda Civic (R$ 64.365) e Toyota Corolla (R$ 58.513) e até utilitários esportivos, como Kia Sportage que parte de R$ 70.500. ”Aqui no Brasil o Reva i é um carro popular para pessoas com alto poder aquisitivo. Na verdade, ele é uma opção para quem está mais preocupado em preservar o meio ambiente do que desfilar com carrões”, diz Victor Levy, um dos representantes da marca.

As duas unidades que estão disponíveis no país são modelos de entrada e saem de fábrica apenas com desembaçador traseiro e sistema de preparação para som. A importação da versão topo de linha, chamada Deluxe, sai em média por R$ 97 mil, dependendo do frete. Ela vem equipada com CD e MP3 player, ar-condicionado, bancos aquecidos e revestimento em couro. As baterias de chumbo-ácido também podem ser substituídas por baterias de íon-lítio, que são menores, mais duráveis e tem capacidade de carga superior. Se for encomendado, o pedido demora cerca de cinco meses para chegar.


quinta-feira, 18 de junho de 2009

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Governo vai prorrogar redução do IPI para carros


Jornal da Globo apurou que ministério estuda o que fazer com o imposto.
Oficialmente, prazo terminaria no final deste mês.

A redução do IPI, o Imposto sobre Produto Industrializado, para os veículos oficialmente terminaria no final deste mês. Mas o governo já decidiu pela continuação da redução do imposto, ainda que sob forma diferente da atual, como apurou o repórter José Roberto Burnier.

Sem notícias oficiais do governo, a dúvida continua. Escolher a cor, a versão, o tipo de motor e os itens opcionais. Tudo isso que faz parte do prazer de comprar um carro zero, agora, a menos de duas semanas do fim do prazo de redução do IPI, está sendo deixado de lado.


A vendedora Míriam Andrade decidiu não esperar a definição. Ela foi comprar o carro dos sonhos. Mas levou o que a concessionária tem.

Pergunta: Se pudesse escolher, escolheria que cor?


Míriam Andrade: “O preto”.


Pergunta: Mas não tem preto leva prata?


Míriam Andrade: “Leva o prata”.


Pergunta: Não vai arriscar esperar?


Míriam Andrade: “Não pode mesmo perder essa oportunidade, jamais”.


Com o agravamento da crise econômica, a venda de automóveis despencou 26% entre outubro e novembro do ano passado.

O governo decidiu reduzir a cobrança do IPI sobre os veículos a partir de dezembro e os carros ficaram mais baratos. Resultado: as vendas se recuperaram e chegaram a registrar, em 2009, o melhor março da história. Nos últimos dois meses, a média continuou bem acima da do final do ano passado.


O Ministério da Fazenda está terminando os estudos sobre o que fazer com o IPI a partir de julho. Mas, segundo uma fonte da equipe econômica, uma decisão já está tomada. A redução do imposto para veículos não vai acabar de uma hora pra outra. A ideia é voltar a cobrar as alíquotas normais aos poucos, para diminuir um possível impacto negativo nas vendas.


“O nosso desejo é que a redução do IPI seja prorrogado. A forma como isso vai acontecer é uma decisão do governo que não nos compete nesse momento manifestar opinião”, diz o presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Sérgio Reze.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Cuca e Adriano viram ‘bombeiros’ para amenizar a crise do Flamengo


Técnico e atacante dão coletiva na Granja Comary: ‘Todos os jogadores se dão bem comigo’, assegura o treinador, chamado de traíra nos bastidores
O uniforme de Cuca e Adriano era apropriado para o momento. Camisas vermelhas, sentados lado a lado e olhando para a mesma direção, o treinador e o atacante agiram como bombeiros para tentar amenizar a crise que se instalou no Flamengo.

Na noite de terça-feira houve duas reuniões na concentração do clube, em Teresópolis, para resolver os problemas. Externamente, o discurso ficou afinado na manhã desta quarta, após o treinamento na Granja Comary.

- Eu me dou com todos os jogadores e todos os jogadores se dão bem comigo. Esses problemas surgiram quando? Até duas semanas atrás estava tudo bem, mas perdemos dois jogos e apareceram mil problemas que a gente não tem. Fizemos questão de vir juntos para mostrar que não há racha – disse o treinador.
A estratégia da entrevista coletiva dupla foi traçada na reunião da véspera. O Flamengo costuma utilizar tal expediente em momentos de crise para esvaziar as notícias de problemas internos.

Porém, apesar do discurso do treinador, os adjetivos que os jogadores se referem a Cuca nos bastidores seguem negativos: implicante, chato e traíra. A variação sobre o mesmo tema não muda nem após as conversas. Eles ficaram incomodados com as intrigas e picuinhas internas criadas nos últimos meses.

Adriano foi o elemento escolhido porque não é afeito a polêmicas verbais. Ele aceitou o papel de representar o grupo e dar apoio público ao treinador.

- Conversamos muito ontem (terça) e o grupo está focado no que quer. Não tem problema dentro e fora de campo – afirmou o centroavante.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Realidade Virtual e Aumentada

Realidade Aumentada
Realidade Aumentada é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por
computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico [MIL94]. Entretanto, esta conceituação é
muito geral e só fica clara com sua inserção em um contexto mais amplo: o da Realidade Misturada.A Realidade Misturada
[KIR04] [MIL94], misturando o real com o virtual, abrange duas possibilidades: a Realidade Aumentada, cujo ambiente
predominante é o mundo real, e a Virtualidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo virtual. Pode-se
dizer, então, que a Realidade Aumentada é uma particularização da Realidade Misturada. A Figura 1 apresenta o
diagrama adaptado de realidade/virtualidade contínua, mostrando as possibilidades gradativas de sobreposição do real
com o virtual e vice-versa.
Figura 1 - Diagrama de realidade/virtualidade contínua [MIL94].
A Realidade Aumentada proporciona ao usuário uma interação segura, sem necessidade de treinamento, uma vez que
ele pode trazer para o seu ambiente real objetos virtuais, incrementando e aumentando a visão que ele tem do mundo
real. Isto é obtido, através de técnicas de visão computacional e de computação gráfica/realidade virtual, resultando na
sobreposição de objetos virtuais com o mundo real [AZU93] [BOM95].Além de permitir que objetos virtuais possam ser
introduzidos em ambientes reais, a Realidade Aumentada proporciona também, ao usuário, o manuseio desses
objetos com as próprias mãos, possibilitando uma interação atrativa e motivadora com o ambiente [BIL01] [ZHO04].No
entanto, para que os objetos virtuais façam parte do ambiente real e sejam manuseados, deve-se utilizar um software
com capacidade de visão do ambiente real e de posicionamento dos objetos virtuais, além de acionar dispositivos
tecnológicos apropriados para Realidade Aumentada.Apesar de grande parte dos dispositivos utilizados em um ambiente
de Realidade Virtual poderem ser utilizados em ambientes de Realidade Aumentada, existem casos onde é necessário
que haja algumas adaptações. Por conseguinte, as principais diferenças encontradas entre esses dispositivos tecnológicos
estão situadas nos displays e rastreadores. [AZU93]AZUMA, R. T. Tracking Requirements for Augmented Reality,
Communications of the ACM, 36(7):50-51, July 1993.[BIL01]BILLINGHURST, M. et al. The MagicBook - Moving
Seamlessly between Reality and Virtuality. Computer Graphics and Applications, 2001. 21(3), 2-4. Disponível em
http://www.hitl.washington.edu/publications/r-2002-29/r-2002-29.pdf. Acesso em 30 de março de 2005.[BOM95]BOMAN,
D. K. International Survey: Virtual Environment research, IEEE Computer, 28(6):57-65. Junho. 1995.[KIR04]KIRNER, C.
; TORI, R. Introdução à Realidade Virtual, Realidade Misturada e Hiper-realidade. In: Claudio Kirner; Romero Tori. (Ed.).
Realidade Virtual: Conceitos, Tecnologia e Tendências. 1ed. São Paulo, 2004, v. 1, p. 3-20.[MIL94]MILGRAM, P. et. al.
Augmented Reality: A Class of Displays on the Reality-Virtuality Continuum. Telemanipulator and Telepresence
Technologies, SPIE, V.2351, 1994.[ZHO04]ZHOU, Z. et al. Interactive Entertainment Systems Using Tangible Cubes,
Australian Workshop on Interactive Entertainment, p. 19-22. 2004.

Vírus da gripe suína encontrado em SP é diferente do ‘original’, diz secretaria

Sequenciamento apontou mutação em proteína do vírus.
Isolamento mostra variante em relação ao sequenciado nos EUA.

Juliana Cardilli e Reinaldo José LopesDo G1, em São Paulo


O Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, anunciou nesta terça-feira (16) que o vírus da gripe suína encontrado em pacientes infectados no estado é ligeiramente diferente do encontrado na Califórnia, Estados Unidos, o primeiro a ser isolado depois do aparecimento da doença. A descoberta foi feita a partir do sequenciamento e isolamento do vírus coletado do primeiro paciente detectado com a doença em São Paulo. O “novo” vírus foi batizado como Influenza A/São Paulo/H1N1.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Realidade Virtual e Aumentada

ENTRADA

ATENÇÃO: ESTE SITE É "ESPELHO" DO SITE http://www.realidadevirtual.com.br.

Esta página é organizada e mantida por Claudio Kirner, com o auxílio de pesquisadores e estudantes da comunidade de Realidade Virtual e Realidade Aumentada, visando a divulgação dessas áreas.

O iniciante na área de Realidade Virtual (RV) pode acessar o material sobre
VRML, no menu à esquerda. Na área de Realidade Aumentada (RA), estão disponíveis informações sobre a bilbioteca de desenvolvimento ARToolKit. VRML e ARToolKit são duas ferramentas gratuitas, que permitem ao iniciante começar a construir mundos virtuais com realidade virtual e realidade aumentada.

Para ter uma visão geral das áreas de RV e RA, veja as publicações (
livros, capítulos de livros e Anais de eventos).

Para ver os próximos eventos da área no Brasil, entre em
Eventos. Para consultar eventos internacionais na área, veja LINKS (seção 4).

Enjoy!


Os exemplos, a seguir, funcionam na Internet, sem instalar nada, desde que seu navegador já tenha o plugin Flash e seu computador tenha uma webcam.

Imprima o marcador, clicando em [IMPRIMA AQUI].

Clique nos links abaixo e siga as instruções.

Aponte o marcador para a webcam, sem obstruí-lo, para ver o objeto 3D sobre o marcador no seu monitor..

Claudio Kirner
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ckirner@gmail.com)
http://www.ckirner.com/claudio
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Aplicação foi desenvolvida com Flartoolkit e funciona a partir da Internet.

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