sexta-feira, 12 de junho de 2009

O Jornal da Globo aumentou a realidade

Na coluna Conecte você vai conhecer uma tecnologia de computação gráfica que acrescenta elementos virtuais ao mundo real. Isso se chama realidade aumentada. Confira e aproveite esta viagem virtual.

Parecem figurinhas comuns, mas basta aproximar uma delas da câmera do computador e o jogador impresso no papel se transforma em um personagem de três dimensões. Ele aparece na tela, mas é como se estivesse na mesa.

E não é só isso: com ajuda do teclado ainda é possível brincar de astro do baseball. Arremessar ou rebater umas bolinhas. “Parece que estou jogando baseball, mas é mais tranqüilo”, diz um garoto.

A tecnologia que tornou isso possível se chama realidade aumentada. O princípio é simples: a câmera reconhece códigos impressos nas figurinhas. E cada código aciona um programa que cria os personagens.
“Somos os primeiros a trazer a realidade aumentada para as figurinhas e colocar nas mãos das pessoas”, afirma Stive Grimes, diretor da Topps.

O francês Bruno Uzzan nos mostra o livro do futuro. Ele parece bem simplório, mas quando colocado em frente a câmera do computador...

“Isso é um esboço que só fica completo em frente a câmera. É mais uma forma de combinarmos algo real e o virtual, para interagir”, explica Bruno Uzzan, CEO da Total Immersion.

Decidi experimentar. Bruno me dá um papel com uma paisagem desenhada. Em poucos segundos, tudo aquilo se transforma.

Nos Estados Unidos estão começando a aparecer os primeiros anúncios de carros impressos em realidade aumentada. Assim dá para ver o espaço interno, girar e até trocar a cor.

“É verdade que a realidade aumentada ainda é muito nova. Um nicho de mercado. Mas ocorreram muitas evoluções nos últimos anos e meses”, diz Uzzan.

E foi na Universidade de Columbia, em Nova York, que boa parte dessa história começou.
E também é nela que o futuro dela está sendo escrito. Steven Feiner, um dos pioneiros em pesquisa de realidade aumentada, trabalha num novo projeto: acoplar uma webcam a um óculos.

Isso eliminaria o uso do computador. Tudo que uma pessoa enxergar em realidade aumentada será projetado na lente dos óculos. “Eu acho que no futuro nós poderemos ter óculos muito mais parecidos com óculos comuns”, diz Feiner.

E o que esses óculos vão mostrar? Depende da criatividade dos pesquisadores. Uma idéia é instalar um GPS para o motorista enxergar as informações que hoje nós temos na tela de um navegador que rodam nos Estados Unidos ou aí no Brasil.

'Siga em frente', 'vire a direita'... Isso bem pode acontecer no futuro, mas ninguém precisa esperar para ter surpresas como essa. No mundo dos negócios, tanto nos EUA, como aqui a realidade aumentada é uma arma poderosa.

Eventos musicais, lançamentos de imóveis... "Ela vai conseguir ver o prédio mais de perto, exatamente o empreendimento, ver o que tem, se tem piscina, qual o tamanho do estacionamento”, comenta Rogério Gonçalves, diretor de atendimento da Soluttia.

Mais do que vender prédios, para Gonzalo Martinez, a realidade aumentada pode revolucionar a forma de projetá-los. E como uma evolução leva a outra, mouse e teclado podem estar com os dias contados!

"Eu não posso imaginar como mover todos esses prédios ou todas as estruturas desse modo com um teclado ou interagir com um mouse se eu posso fazer isso com as mãos!", diz Gonzalo Martinez, diretor de pesquisa da Autodesk.

A realidade aumentada já saiu dos laboratórios, é sentida na pele dos pacientes. Essa aplicação da realidade aumentada foi desenvolvida por um físico americano meio por acaso.

Ele tentava encontrar uma forma de usar raios infravermelhos para ajudar deficientes visuais a enxergar. Fez um protótipo e no meio das experiências, passou a mão acidentalmente pelo feixe de luz. Percebeu que as veias ficaram projetadas sobre a pele. O próximo passo foi conversar com médicos para descobrir como isso poderia ser usado.

"Inicialmente, os médicos pensaram: isso aí vai ajudar a gente a fazer coleta de sangue. Principalmente de pacientes idosos, pacientes obesos e crianças, onde é mais difícil a visualização das veias", conta Rodrigo Kikuchi, médico.

Coube a uma equipe de brasileiros adaptar o equipamento a um tratamento bem comum, o de varizes.

A imagem é perfeita. As veias, antes invisíveis, parecem estar à flor da pele. Se alguma estiver dilatada, basta aplicar o laser. Cura sem nenhum corte.

“Antes muitos desses procedimentos necessitavam de cirurgia. A gente precisava encaminhar o paciente a um procedimento cirúrgico que acabava incapacitando ou limitando o seu modo de vida”, comenta Kikuchi.

O diagnóstico começa com uma série de lâmpadas que disparam raios infravermelhos. Eles atravessam a pele, encontram as veias e uma câmera especial registra o reflexo.

As informações vão para um computador, na base do equipamento. Em fração de segundos, ele cria uma animação que reproduz exatamente a posição das veias e projeta essa nova imagem sobre a pele.

"Quando eu faço um movimento com o dedo, eu tô comprimindo antes e depois da veia e quando eu solto a gente vê o sangue preencher essa veia, mostrando que é uma imagem real.", explica o médico.

O tratamento dói no bolso, mas o corpo não sente nada. E isso é bom, na opinião de Ângela, que escapou de uma operação dolorosa graças à realidade aumentada.

Ela não faz ideia do que isso, mas já fala bem da tecnologia.

"Pra mim bastou. Falou, eu vim. Tá feito, sem nenhum corte. Eu acho excelente. Pra mim foi sensacional”, declara Angela Vannini, estilista.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Abenção João de Deus...

Tem que ter muita fé!!!!
O tricolor ô ô ô...

Paraguaios dizem que não ficarão na defesa contra o Brasil


Sempre que joga em casa, a seleção brasileira espera um rival fechado. Não é diferente contra o Paraguai, nesta quarta-feira, no Recife. Mas os jogadores paraguaios prometem: o time do técnico Gerardo Martino não ficará na retranca no estádio do Arruda.

 

Brasil e Paraguai estão empatados com 24 pontos, mas a equipe de Dunga tem a liderança por possuir melhor saldo de gols (18 a oito). Segundo o meia Bonet, a seleção paraguaia vai tentar surpreender os brasileiros.

 

- Vamos fazer o futebol que temos mostrado nas eliminatórias. Tentaremos ser os protagonistas no campo. Nós geralmente saímos para o jogo. Sabemos que não será fácil, mas para eles também não será – disse Bonet.

No primeiro turno, o Paraguai venceu por 2 a 0, em Assunção, com gols de Cabañas e Santa Cruz. Ledesma diz que o objetivo da equipe é novamente a vitória:

 

- Não pensamos em empate, vamos para o jogo.


A partida no Arruda começa às 21h50m (de Brasília), no Arruda, com transmissão ao vivo da TV Globo e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM.

 

Peritos franceses chegam ao Recife para ajudar na identificação dos corpos

Sete técnicos devem trabalhar no reconhecimento das vítimas.
Até a noite de segunda, 41 corpos foram retirados do mar.

Peritos franceses que vão participar da perícia dos corpos das vítimas do acidente com o avião da Air France já estão no Recife. Sete técnicos, incluindo legistas, dentistas e peritos, devem permanecer na capital pernambucana até o fim do resgate das vítimas francesas. Até a noite de terça-feira (9),41 corpos já foram encontrados.

 

 

Veja  fotos das buscas

  
Desse total, 16 corpos estão em Fernando de Noronha, onde 
começaram os trabalhos de identificação. No arquipélago, três peritos federais, um papiloscopista federal, um médico legista de Pernambuco e um auxiliar de necropsia realizam a inspeção visual, coleta de material genético (DNA), coleta de impressões digitais e a catalogação dos corpos, vestimentas e objetos resgatados juntos a cada vítima. 
       

Caso não seja possível fazer a identificação por marcas, tatuagens, impressões digitais ou arcada dentária, material genético das vítimas serão enviados ao laboratório da Polícia Federal, em Brasília, para exame de DNA. 

Os corpos devem ser transportadas para o Recife nesta quarta-feira (10). Na capital pernambucana, a perícia acontecerá no Instituto Médico Legal (IML).

 

Na área externa do IML, um contêiner alugado vai funcionar como um escritório. As ruas no entorno do instituto estão interditadas. 

No Rio de Janeiro, o material genético das famílias das vítimas foi coletado para ser comparado com o DNA dos corpos resgatados. Muitas das famílias devem chegar ao Recife nos próximos dias para acompanhar de perto o processo de identificação.

  

Apareceu o ganhador do prêmio de R$ 5 milhões da Mega Sena

No último dia, o apostador da Mega-Sena que ganhou pouco mais de R$ 5,2 milhões, apareceu para validar seu bilhete premiado. A lotérica onde saiu o prêmio do apostador misterioso é da cidade de Taubaté, a 130 quilômetros de São Paulo. O sorteio, realizado em 11 de março, também premiou um morador de Capivari, que já retirou a bolada. Os computadores da Caixa Econômica Federal registraram a validação do bilhete às 13h30, às 16 horas terminava o expediente.


Segundo o superintendente regional da Caixa no Vale do Paraíba, Antonio Eduardo Ferreira Alves, o bilhete estava esquecido e o ganhador só foi alertado depois de assistir e ler as reportagens alertando sobre o prazo final. “Há 20 anos ele apostava nas mesmas dezenas (12 - 15 - 16 - 20 - 27 - 32) e guardava embaixo de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida”, contou o executivo. A procedência do ganhador não foi divulgada por questões de segurança, mas o superintendente garantiu que o bilhete foi validado em uma agência do Vale do Paraíba.


O ganhador tem 40 anos, é casado, tem uma filha e é corintiano. Conforme o superintendente da Caixa, a mulher havia feito faxina na casa e guardado o bilhete em outro local.Conforme Alves, o novo milionário aplicou em poupança e fundos de investimentos. “Em breve, ele vai recuperar os mais de R$ 120 mil que deixou de ganhar nesses três meses, já que o dinheiro ficou parado, sem rendimento”, completou. Caso o sortudo não aparecesse, o dinheiro seria destinado ao Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Cade o chinelo?

terça-feira, 9 de junho de 2009

Segundo helicóptero com vítimas de acidente chega a Noronha

O helicóptero Super Puma, da Força Aérea Brasileira, pousou em Fernando de Noronha no fim da manhã desta terça-feira (9). A aeronave transportava oito corpos de vítimas do acidente do voo 447, da Air France, que estavam na Fragata Constituição.

 

Cobertura completa: voo 447

 

Veja galeria de fotos das buscas

 

Mais cedo, um outro helicóptero, o Blackhawk, já havia chegado ao arquipélago com os primeiros oito corpos retirados da fragata. A embarcação deve voltar à região de buscas.

Em Noronha, serão feitos os primeiros trabalhos de identificação. Depois, os corpos seguem para o Instituto Médico Legal do Recife, em uma aeronave C-130. O tempo estimado da viagem é uma hora, de acordo com os militares. 

Segundo Giucemar Tadosa, assessor de comunicação da Aeronáutica, mais quatro corpos foram resgatados nesta manhã, pela Fragata Bosísio. Com isso, chega a 28 o número de corpos retirados da água. A aeronave transportava 228 pessoas.

 

Tabosa disse que há uma "linha de instabilidade" na região de Fernando de Noronha, que pode atrapalhar as decolagens dos aviões que participam nas buscas. Na região vasculhada pelas equipes de resgate, entretanto, as condições meteorológicas não influenciam o trabalho. 

Ganhador da Mega-Sena ainda não retirou prêmio de R$ 5 milhões

 vencedor teve 90 dias e até agora não apareceu para retirar o prêmio de R$ 5 milhões. Com isso, ele abre mão de uma renda mensal de R$ 30 mil.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Com 'apagão', Fla é goleado pelo Sport: 4 a 2

Equipe abriu 2 a 0 com 10 minutos, mas conseguiu sofrer quatro gols em apenas nove minutos, ainda no primeiro tempo


Bastaram nove minutos de pane em todo o time do Flamengo para uma vitória tranquila se transformar numa goleada sofrida na Ilha do Retiro. Depois de abrir 2 a 0 no Sport com menos de 10 minutos de jogo, com dois gols de Emerson, o Fla sofreu uma pane a partir dos 25 minutos e sofreu quatro gols em nove minutos. Aos 34 minutos da primeira etapa, o Sport já vencia a partida por 4 a 2, placar que se arrastou até o apito final.

Foi no mínimo BIZARRO. Agora é levantar a cabeça e tirar o prejuÍzo.(Por PUGA)

DICAS SHOW - Dúvidas sobre a carroceria do veículo?


Uma dúvida cruel assola milhares de motoristas ao se tratar do assunto carroceria. A dúvida que mais persiste é: afinal de contas, é verdade que os atuais veículos não possuem mais chassi? Pois bem, realmente a maior parte dos automóveis não conta mais com o velho chassi. O que os carros possuem atualmente é uma carroceria monobloco. Essa é a carroceria mais comum nos carros modernos.

 

Nessa estrutura, o assoalho é estampado juntamente com o restante da lataria, assim todas as partes do corpo do carro saem da linha de montagem como uma peça única. Em razão dessa característica deu-se o nome de monobloco. A grande vantagem de empregar esse tipo de estrutura está na redução de peso e também no comportamento dinâmico do veiculo que fica infinitamente melhorado.

O velho chassi como muitos conhecem, foi planejado para ser uma peça separada da carroceria. Esse item é considerado uma espécie de espinha dorsal dos automóveis. Nela todas as demais partes são acopladas. O assoalho é separado do restante da carroceria e fica apoiado nas longarinas, travessas paralelas que ficam em toda a extensão do chassi. Esse conceito de uma peça separada da carroceria equipa os comerciais, como caminhões e picapes, pois reduz a possibilidade de trincas na estrutura, uma vez que esses veículos são mais exigidos na sua utilização, geralmente na capacidade de carga.

 

Então temos duas formas na estrutura de um carro. Ele pode ser monobloco, uma peça única que compreende assoalho, as laterais e o teto. Geralmente é utilizada nos automóveis de passeio. A outro forma é o chassi e carroceria separados, em que o assoalho é a estrutura principal do carro. A ele é acoplada a carroceria, com laterais e teto. Essa estrutura de duas peças é mais utilizada nos veículos comerciais, como picapes e caminhões.

O termo chassi ainda desperta algumas confusões principalmente por causa dos documentos de um carro. Na verdade a identificação de um automóvel é o seu registro geral, semelhante ao RG das pessoas. Acontece que no RG dos veículos o termo chassi é empregado para individualizar cada modelo com um número de produção. Mas, independente de ser um carro com monobloco ou com chassi e carroceria separados, no documento todos serão tratados apenas por chassi.

 

Nesse registro constam uma série de números e letras que informam a procedência do automóvel, como local onde foi fabricado, o ano de fabricação, a marca, modelo e seu número dentro da linha de montagem. Uma regra bem interessante é que as letras “I”, “O” e “Q” foram proibidas, pelo fato de poderem ser facilmente adulteradas. Mais uma boa cautela para dificultar o trabalho de malandros. Abaixo segue um modelo da numeração do chassi.

Para completar a carroceria, independente de ser em uma ou duas peças, vem a lataria que dá as formas ao carro para completar. A espessura dessa peça pode variar de uma área para outra do veículo. Em alguns modelos da Fiat, por exemplo, a chapa que vai na área externa pode medir entre 0,7 e 0,8 milímetros.

 

As carrocerias atuais são mais finas e mais leves, porém tudo com o intuito de se deformarem com mais facilidade em caso de uma batida. A engenharia das marcas prevê a deformação progressiva. Nesse projeto as extremidades do veículo se deformam, absorvendo o impacto e assegurando a integridade física dos ocupantes.


É muito comum ouvir falar de barras laterais de proteção, mas pouca gente sabe qual a sua real finalidade. Essas estruturas metálicas são montadas no interior das portas dos automóveis e sua função principal é proteger a região da altura dos assentos. Na porta dianteira a barra de proteção se apóia na coluna dianteira e também na central. Já nos carros de quatro portas, a porta traseira apóia a barra nas colunas central e traseira. Essa peça é bem eficiente, pois absorve os impactos laterais em caso de acidente. Esse equipamento é um tanto antigo, pois já era utilizada nos carros de produção desde o final dos anos 80.

 

 

VOLTINHA DE FERRARI!


Quem sonha com uma Ferrari poderá, ao menos, dar uma volta no Autódromo de Interlagos. Na próxima terça-feira (9), o Quatro Rodas Experience (QRX) abre as portas e oferece ao público test-drives de diversos modelos. 

 

A principal atração é uma F430 equipada com motor V8 de 490 cavalos que vai de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos. De acordo com o piloto Antonio Jorge Neto é possível chegar aos 250 km/h na reta dos boxes. Os interessados em andar nesta 'macchina' pagam R$ 600 para ir no banco do passageiro.  

 

"Infelizmente pra quem sonhou em guiar esta máquina, ainda não foi desta vez"... (Por Puga).